top of page

CRÔNICA DE UM DIA TRISTE


Imagem: Nilton Fukuda/Estadão Contepudo

Um dia triste. Hoje observamos com muito pesar nossa presidente, legítima e devidamente eleita ser retirada de seu cargo por um processo que carece do elemento crime, que é imprescindível - um verdadeiro golpe. Observamos com preocupação um aproveitador, inelegível nos próximos oito anos por ser ficha-suja, tomar posse do mais alto cargo do executivo. Observamos com aflição a divulgação da lista de ministérios importantes serem extintos e a nomeação dos ministros dessa nova configuração do governo: todos homens, brancos e que a quase ninguém representam.


Hoje vivemos um dia histórico na trajetória desse nosso Brasil. Nossa democracia ainda jovem, que com tanta luta, dor e garra foi conquistada, vemos bem diante de nossos olhos ser ameaçada e tripudiada. Sofremos por ver que tudo isso ainda está sendo feito em nome de um suposto bem maior, pelo fim da corrupção, pelo povo brasileiro que não aguenta mais ser assaltado por um mau governo.


Pois vemos que sofrimento maior talvez esteja por vir. A retirada de Dilma, presidenta e mulher guerreira, não significa avanço. Um processo de impeachment juridicamente questionável, com fundamentos fracos, baseado tão somente em esquematizações políticas, jogo de interesse e vingança pessoal não pode significar avanço para nossa nação. É claro retrocesso, traz insegurança jurídica e evidencia uma possível ameaça ao Estado Democrático de Direito.


Não perde o PT, perde majoritariamente o brasileiro. Perdem as camadas que mais precisam de apoio e tutela. Perdemos todos nós que agora estamos à mercê de um presidente que não foi diretamente eleito pelo povo.


Estamos todos agora incertos sobre o futuro dos projetos de crescimento social, incertos sobre a real resistência de nossa democracia.

Nesse contexto, cabe a nós não nos calar. Não nos omitir. Se tristeza temos, com tristeza seguiremos; porém ainda mais fortes. Como brasileiros, guerreiros, com muito orgulho, com muito amor vamos continuar lutando. Estar de cabeça erguida para que nossos direitos, até então conquistados, não sejam jamais ameaçados. Que nossos passos não retroajam, que nossas vozes continuem a gritar por justiça, democracia, legalidade e legitimidade.


Nos posicionamos contra a presidência interina de Michel Temer e contra o processo de impeachment de Dilma Rousseff. A ela, só desejamos o melhor: muita força, um cheiro e um grande abraço apertado, querida!


Colunas

Nenhum tag.

Categorias

Escreva-nos

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon

LEIA TAMBÉM

bottom of page